Consultar CPF pela internet

Muitas pessoas gostam de consultar seu CPF, principalmente quem possui dívida ou possuíam dívidas. O que a maioria não sabe ainda é que é possível consultar o CPF pela internet. Veja como!

Muitos sites oferecem essa opção e um deles é o site da Receita Federal que disponibiliza o serviço pelo governo federal, de forma segura e gratuita. Mas essa análise é limitada e você poderá encontrar uma mensagem: “Este comprovante não fornece informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do contribuinte, limitando-se tão somente a comprovar a situação cadastral no CPF com relação à entrega de declarações no último exercício”. Então, ele não analisa as situações sobre as dívidas da pessoa ou o nome sujo.

E se o seu objetivo for consultar o CPF para esse fim, você pode recorrer a outros serviços que são disponibilizados pela internet também, porém, que em sua grande maioria são pagos. É importante ficar atento à:
  • 1.      Os serviços podem buscar informações com base de dados de grandes instituições como a de controle de crédito: SPC (Serviço de Proteção ao Crédito, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito, da Boa Vista Serviços) ou então pelo Serasa. Portanto, o mais seguro é contratar esses serviços diretamente por meio destas empresas.
  • 2.       Muita atenção ao consultar seu CPF por outra empresa, é necessário que você verifique a idoneidade dela. Alguns podem usar de má fé e usar seu CPF para outro fim não lícito.
  • 3.       Nos sites de consulta ao CPF você terá opções para limpar seu nome que está no SPC e Serasa.

Não é complicado consultar CPF pela internet, mas é preciso ter atenção ao site que você entrou.