Dicas para proteger os dados do seu celular

Seja em casa, deitado na cama, na rua, no trabalho, no restaurante, na praia e até na balada no meio da agitação, os dedinhos não param. Onde quer que você vá, a qualquer hora do dia, tem gente mexendo no celular, com os olhos fixos, paralisados.

As razões são inúmeras. A maioria das pessoas gosta de dar aquela atualizada constante nas redes sociais, ver o que está acontecendo no mundo virtual, em portais de notícias. Outras têm um foco maior no contato com amigos, família. A quem prefira, também, resolver todos os negócios bancários pela internet. Aí está um dos maiores perigos.

Todos sabemos que na internet existem milhões de hackers esperando um vacilo seu para que possa tomar conta de seus dados, fora o risco de sermos assaltados 24h por dia nas ruas das grandes cidades. Por isso, é muito importante sempre tomar algumas medidas preventivas, como o uso de um antivírus para android, para evitar que seu smartphone seja corrompido. Além disso, existem outras formas para se precaver.

Confira três dicas para proteger os dados do seu celular:

1) Bloqueie a tela
Em caso de roubo, o bloqueio inicial do celular é uma das suas soluções para que o ladrão não consiga invadir. Basta escolher uma senha com números ou outro tipo de códigos que seu smartphone estará, a princípio, protegido.

2) Realize backup constantemente
Fazer o backup de seus arquivos é um ótimo recurso para garantir a segurança de suas informações e arquivos caso o celular seja invadido por um vírus ou tenha um problema técnico. Além disso, te protege caso você seja roubado ou perca o seu aparelho.

3) Procure não salvar senhas
É uma forma de assegurar que os seus dados mais importantes não sejam invadidos. Preste sempre atenção quando entrar em alguma rede social ou conta de banco, para que sua senha não fique memorizada e não facilite o acesso caso você seja roubado ou perca o celular.


Este post é uma colaboração da nossa leitora Rebeca Fernandes*

* Rebeca Miranda Fernandes tem 20 anos e está cursando o terceiro semestre do Curso de Jornalismo da Faculdade UNIP.