Rondonópolis/MT,

20 músicas que facilitam a concentração para os estudos

Uma das vantagens do estudo com música é acostumar-se a ambiente com ruído. Para quem vai encarar uma prova concorrida como a do Enem ou mesmo de um concurso público, estudar sob um silêncio sepulcral pode ser uma armadilha. O defensor desta tese é o especialista em memorização e coach da SouGenius, Felipe Lima.

“Se na hora da prova houver barulho, o aluno sofrerá bastante para conseguir se concentrar em meio aos ruídos”, diz Lima. Uma dica é adquirir o hábito de estudar ouvindo música e, assim, se adaptar, desde a preparação, a ambiente que já contém ruído.

Mas, não é só para acostumar o ouvido ao “barulho” que o especialista indica aos estudantes que ouçam música. “A maior parte das pessoas toma um susto quando ouve essa minha recomendação, mas em 16 anos de experiência acompanhando alunos de todas as áreas, percebo que estudar ouvindo música traz benefícios excelentes para a modulação da frequência mental e o estímulo da concentração”, diz o coach.

O segredo está em encontrar o estilo de música que terá este efeito de melhorar a concentração para os estudos, já gostos e reações aos estímulos sonoros variam entre as pessoas. “Tente variar com músicas que tenham instrumentos diferentes. Vale tentar até com aquelas que, além dos instrumentos, tem voz”, diz Lima.

Em relação ao volume, geralmente, o mais indicado é que seja baixo, quase que inaudível, segundo o especialista. “Mas isso também é variável. Recebo depoimentos de alunos que estudam ouvindo música com um volume alto e que conseguem excelentes resultados nos estudos com isso”, diz.
Para começar a praticar, separe os livros e dê o play nestas 20 músicas indicadas por Felipe Lima.