Granola

A granola é um alimento coringa na gastronomia e invadiu boa parte dos pratos dos brasileiros, principalmente daqueles que buscam um estilo de vida mais saudável.

É muito controversa a origem da granola, há indícios dela por volta de 1830, quando o americano William Sylvester Graham, defensor do vegetarianismo, desenvolveu uma mistura de cereais moídos sem mais nenhuma adição e a denominou de “granula”. De lá para cá muitas alterações foram feitas e em 1960, graças ao movimento hippie que enfatizou as propriedades nutricionais da granola, ela caiu de vez no gosto da população.

Atualmente há diversos tipos de granola e muita gente se confunde na escolha. Tem diversos fatores que precisamos ficar atentos, pois nem todas são saudáveis.

Geralmente as granolas contêm misturas de cereais, oleaginosas e até semente. Um mix muito comum é o farelo de aveia com castanhas, frutas secas e açúcar.

Procure ler o rótulo das granolas, bem como de todos os alimentos, antes de comprá-los. O alimento que está em primeiro lugar na lista de ingredientes é o que está em maior quantidade na composição. Por exemplo, se o açúcar é o primeiro ingrediente da lista, é o açúcar o ingrediente em maior quantidade na receita.

Verifique também se há alguma gordura hidrogenada ou fracionada, maltodextrina, aromatizantes, corantes e conservantes artificiais. Tudo isso empobrece o valor nutricional da granola, aumenta o valor calórico e ainda pode provocar uma série de disfunções no organismo.

Procure uma granola natural que contenha ingredientes como castanhas, frutas secas, sementes e cereais. Se tiver algo para adoçar, que seja açúcar mascavo, de coco ou demerara. O mel também é uma boa opção.

Um bom óleo para dar crocância e consistência à granola é o óleo de coco, além de agregar diversas propriedades nutricionais.

Caso goste de cozinhar, faça você mesmo a sua própria granola! Basta misturar farelo de aveia, semente de girassol, castanhas trituradas, um pouco de melado de cana, óleo de coco e levar ao forno por aproximadamente 10 minutos. Depois espere esfriar e guarde em um potinho. Assim você sempre terá granola fresca!


A granola pode ser consumida com iogurtes, vitaminas, frutas e até como confeito de brigadeiro fit. Diversifique o uso da granola e faça refeições conscientes e equilibradas.