Maravilhas que 7 frutas brasileiras fazem pelo corpo (melhores que suplemento!)

Ao invés de se entupir de suplementos importados, que tal dar uma chance a opções baratinhas (muitas delas disponíveis na feira mais próxima)? As frutas brasileiras são riquíssimas em nutrientes e têm poucas calorias, além de levarem a vantagem sobre os suplementos de serem totalmente "in natura". Veja porque consumir essas 7 delícias.

Propriedades das frutas brasileiras

Açaí
Rico em antocianina, um antioxidante que neutraliza radicais livres e previne envelhecimento celular, o açaí é uma fruta muito saudável. Comumente comercializado sob a forma de polpa, o açaí pode ficar um pouco gorduroso e calórico, principalmente porque é adicionado xarope de guaraná e até glucose ao creme. A polpa pura tem 58 calorias e a polpa com esses dois ingredientes tem 110 calorias (considerando 100 gramas de alimento). Vale lembrar que a gordura do açaí é boa para a saúde, mas deve ser consumida moderadamente.

Jabuticaba
Assim como o açaí, a deliciosa frutinha preta contém boas quantidades de antocianina, antioxidante poderoso que dá a cor arroxeada a essas frutas. São 58 calorias para 100 gramas de jabuticaba.

Caju
Poucos sabem, mas 100 gramas de caju contêm 219 mg de vitamina C, bem mais que a laranja lima, que tem 43, mg da vitamina na mesma quantidade. Além disso, a fruta tem carboidratos bons e fibras.

Goiaba
Essa fruta originalmente brasileira é uma boa fonte de fibras solúveis, vitamina C e licopeno, antioxidante encontrado em frutas e verduras vermelhas.

Camu-camu
Essa fruta originária da Amazônia é lotada de vitamina C: são 2 800mg a cada 100g de polpa. Ela também carrega boas quantidades de potássio, cálcio e zinco.

Pitanga
Com poucas calorias (41 para cada 100 gramas), a pitanga é rica em vitamina A e C, cálcio, fósforo e ferro.

Maracujá 
A fruta é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, ferro, fibras, fósforo, sódio, potássio e betacaroteno. Sua farinha ganhou fama de “bloqueadora de gorduras”, por ser rica em fibras que diminuem absorção de ácidos graxos e dar saciedade.