Natação é bom pra cachorro

A natação ajuda a manter o animal sempre saudável. Engana-se quem pensa que natação faz bem apenas para os humanos. Assim como esse exercício contribui para o desenvolvimento dos músculos, equilíbrio e coordenação motora das pessoas, a natação também é um excelente exercício para cães, principalmente em casos de obesidade. Além de melhorar o condicionamento físico e ser relaxante, a natação é indicada para cães com sintomas de dores musculares, inchaço, tensão ou que sofrem com problemas na coluna.

 “Além de ajudar o animal no emagrecimento, esta prática causa grande gasto energético, promovendo sensação de bem estar e relaxamento, sendo ideal também para animais muito agitados”, explica o veterinário e proprietário do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro.

Todo e qualquer cão pode realizar atividades na água? Sim, mas Macellaro alerta: “É preciso treiná-los antes, principalmente cães idosos ou com problemas de locomoção. Ainda assim é indicado para ambos os casos”.

De acordo com o profissional, embora os cães tenham facilidade em nadar, nem todos se sentem seguros dentro de uma piscina. Nesse caso, providenciar locais práticos para que o cão entenda que ele pode sair da água quando desejar, com segurança, é indicado. “Jogar o animal na água simplesmente por acreditar no mito de que todos sabem nadar, pode causar um trauma irreversível no animal”, explica.

Alerta

Embora a natação seja benéfica, ela pode se tornar um problema caso os cuidados necessários não sejam tomados, principalmente com os ouvidos do animal. O tímpano de um cão é tão sensível quanto o de uma pessoa. “É preciso colocar um algodão parafinado dentro do pavilhão auditivo, evitando a entrada de água e, consequentemente, a otite” indica o veterinário Macellaro. Ainda assim, é preciso ter cautela para que o algodão não vá muito fundo, o que também pode causar problemas na audição.

Natação apropriada

“Nunca, em nenhuma hipótese, deixe o cão sozinho na água, principalmente se não estiver acompanhado de um adestrador treinado” ressalta Macellaro. Caso os tutores queiram inscrever o cão na natação, é aconselhado procurar locais acostumados a receber cães para essa atividade.

Alertas do veterinário

– O animal pode começar a praticar natação após os cinco meses
– O ideal é que o cão esteja com a vacinação em dia
– A natação deve durar, no máximo, 40 minutos.

Fonte: Itu, Mulher

Foto: Divulgação