Maionese caseira sem ovos e sem leite

Ela possui cor branca e serve para acompanhar pratos como saladas, carnes e massas, além de ser uma das preferidas para dar um toque no sabor de lanches como sanduíches, pasteis, coxinhas, empadas, pizzas, esfirras, entre outros. Se você pensou na maionese, acertou. Hoje trazemos uma deliciosa e saudável receita de maionese. E não duvide: a receita é saudável, mesmo! Trata-se da maionese caseira sem ovos e sem leite.

Sobretudo pessoas intolerantes à lactose, são as que devem se manter longe da tradicional maionese feita à base de leite. Este molho é também contraindicado para indivíduos que estejam em alguma dieta de redução de peso. Para as pessoas do primeiro grupo, os alérgicos, o consumo da maionese com lactose pode provocar diarreia, vômito, dores abdominais, entre outras complicações de ordem digestiva.

 Assim, faz-se necessário descobrir alternativas que não privem a pessoa intolerante à lactose de degustar o delicioso sabor da maionese, mas que, por outro lado, também não saia enferma em decorrência de intoxicação decorrente da lactose. Confira a seguir a receita da maionese caseira sem ovos e sem leite:

Receita de maionese livre de lactose

Ingredientes:

2 colheres de sopa de suco de limão;
1 colher de sopa de azeitonas picadas;
1/4 de cebola picada;
1 xícara de leite de soja gelado;
1 dente de alho picado;
Óleo de milho;
Sal a gosto.

Modo de Preparo:

No liquidificador, coloque a cebola, o alho, a azeitona, o sal e o leite de soja. Em seguida, enquanto estiver batendo a mistura, acrescente o óleo de milho. Apenas desligue o liquidificador quando notar que a mistura da maionese já está com aparência resistente. Depois, será a vez de adicionar o suco de limão. Lembre-se de bater novamente. Por fim, despeje o conteúdo em um recipiente, tampe-o com papel filme e coloque-o no refrigerador para que fique conservado.


Fonte: Remediocaseiro por André Luiz Melo