Pepino é tudo de bom! Conheça as mil e uma utilidades deste fruto

O pepino é o quarto vegetal mais cultivado no mundo e é conhecido por ser um dos melhores alimentos para a saúde do seu corpo. Suas propriedades podem, definitivamente, tratar e prevenir diversos problemas. Muito usado por pessoas que desejam comer algo mais leve, o pepino é também um ótimo ingrediente para fazer suco detox, mas não é só isso, o alimento pode ser mais útil do que você imagina em seu dia a dia.

Confira abaixo, surpreendentes utilidades deste superalimento!

  • Pepinos contêm a maioria das vitaminas de que você precisa diariamente. Um pepino contém vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, C, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco.
  • Sentindo cansado à tarde, dispense a soda cafeinada e coma um pepino. Pepinos são ótimas fontes de vitaminas B e carboidratos que fornecem aquela ”animação” que dura por horas.
  • Cansado de ver o espelho de seu banheiro embaçar após seu banho? Esfregue uma rodela de pepino no espelho – isso eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como no SPA.
  • As lesmas e caramujos estão arruinando suas plantas? Coloque algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata (não de ferro nem de alumínio), em sua horta ou jardim, e as pestes ficarão de longe toda a temporada.
  • Procurando por uma rápida e fácil forma de remover celulite antes de ir à piscina ou à praia? Esfregue uma rodela ou duas de pepino nas áreas afetadas por alguns minutos: os fito químicos no pepino forçam o colágeno de sua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona otimamente para as rugas também!
  • Deseja evitar uma ressaca ou dor de cabeça? Coma algumas fatias de pepino antes de dormir e acordará sem dor e sem ressaca. Pepinos contêm bastante açúcar, vitaminas B e eletrólitos para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando ambos a ressaca e a dor de cabeça!
  • Procurando evitar aquela fome à tarde ou noitinha com alguma coisa? Pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores Europeus, exploradores e comerciantes como uma rápida refeição para evitar a fome.
  • Tem uma importante entrevista de emprego e você se realiza que não tem tempo para engraxar os sapatos? Simplesmente esfregue uma fatia fresca de pepino sobre o sapato, os elementos químicos proverão um rápido e durável brilho que fica ótimo e repele a água.
  • Não tem em casa o WD-40 para consertar aquele barulhinho de uma porta rangendo? Tome uma fatia de pepino e esfregue no lugar problemático, e pronto, o rangido se foi!
  • Cansado, estressado e sem tempo para uma massagem, facial ou visita ao SPA? Corte um pepino inteiro e coloque em uma panela de água fervendo, os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água fervendo e se soltam no vapor, criando um relaxante cheirinho que tem sido mostrado de reduzir o stress em novas mamães e estudantes durante exames finais.
  • Acabou de almoçar e vê que não tem goma de mascar ou balas de hortelã? Tome uma fatia de pepino e esprema no céu da boca com a língua por 30 segundos para eliminar o mau hálito – os fito químicos matarão as bactérias responsáveis por causar mau hálito.
  • Procurando por uma maneira ”verde” para limpar suas torneiras, pias ou aço inoxidável? Esfregue uma fatia de pepino na superfície que deseja limpar. Isso não só remove anos de zinabre e traz de volta o brilho, mas também não deixa marcas e não mancham nem prejudicam suas unhas e mãos enquanto limpa.
  • Usando a caneta e comete um erro? Tome a casca do pepino (o lado de fora) e devagar a use para desmanchar o erro, também funciona muito bem nas marcas de crayons que as crianças deixam nas paredes.
SUCO DE PEPINO

O pepino é um ótimo tônico para o fígado, rins, vesícula e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor. Seu suco é utilizado nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga.

O pepino tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele. Ele deve ser consumido sempre com casca (bem lavado), pois é nela que se encontram substâncias que o tornam de fácil digestão.

Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. É rico em potássio, o “mineral da juventude”, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme e do rosto.

Fala sério! Pepino é tudo de bom! Podemos considerá-lo então, um amigo de quem quer um alimento hipocalórico, ele é quase 96% água! Mas quem não tolera, mastigue bem ou não abuse! Em forma de suco é bem mais fácil de consumir! Adicione maçãs e uvas verdes doces… quero ver se você não toma!