As 10 maiores mentiras que nos contam sobre a perda de peso

Muitos mitos e inverdades circulam o mundo da perda de peso. Todos os seus amigos e familiares provavelmente já te deram dicas e conselhos para emagrecer. “Para emagrecer tem que cortar os carboidratos. Para emagrecer tem que pular o jantar. Para emagrecer tome um copo de água quente de manhã” Mas qual é realmente a verdade?

1 – Corte os carboidratos
Se você eliminar os carboidratos da sua dieta você vai emagrecer e muito rápido. Mas esse emagrecimento, além de prejudicar sua saúde, será muito provavelmente temporário. Carboidratos são essenciais para a saúde e assim que você voltar a comer carboidratos, você ganhará todo o peso que havia perdido novamente. Dê prioridade para os carboidratos ricos em fibras e em amido como as frutas, grãos, nozes, vegetais e alimentos integrais.

2 – Corte as gorduras
A gordura faz com que a comida torne-se mais saborosa. Quando removida da dieta, boa parte do sabor também é removido. Para compensar essa perca adoçantes, espessantes, e outros componentes químicos são adicionados para melhorar o sabor e a textura. Todos esses aditivos podem ser extremamente ruins para sua saúde, pois comprometem as funções do fígado e do rim, e alguns podem levar a outras doenças como Alzheimer e câncer. O segredo é consumir gorduras saudáveis como o azeite, a margarina e óleos de canola ou milho.

3 – Alguns alimentos queimam a gordura e emagrecem
Nenhum alimento consegue queimar a gordura. Alguns deles, como a cafeína, podem acelerar o metabolismo e fazer com que seu organismo consuma mais energia por um curto período, mas eles não emagrecem.

4 – Pule o jantar
Esse é um mito famoso no Brasil. Já ouvi muitas pessoas falando que o segredo para emagrecer é pular o jantar. Em primeiro lugar, pular qualquer refeição é extremante prejudicial para o seu organismo, podendo inclusive ter o efeito contrário e te fazer ganhar peso. E em segundo lugar, não faz diferença se você se alimenta as duas da tarde ou as duas da manhã, as calorias ingeridas serão as mesmas. A diferença é que você é mais ativo durante o dia, e portanto queimará mais facilmente as calorias ingeridas.

5 – Beba muita água para emagrecer
Beber água é realmente muito importante para o organismo e a saúde, mas a água não fará com que você emagreça. Um bom método para emagrecer usando a água, é substituir bebidas calóricas por água.

6 – Você pode comer de tudo, desde que você compense com exercícios físicos
A pratica de atividades físicas é muito importante para sua saúde, mas ela sozinha não te fará perder peso. A alimentação é responsável por 80% da perda de peso, portanto não adianta só fazer atividades físicas e continuar com a alimentação igual.

7 – Comer só alimentos light me fará perder peso
A crença de alimentos diets e light fazem perder peso é um mito. Estudos mostram que quando comemos um alimento light tendemos a consumir uma quantidade muito maior. E o alimento light tem de 25 a 40% menos calorias do que o original, mas um alimento calórico continuará sendo calórico. Por exemplo, o achocolatado em pó Toddy, o original tem 40 calorias a cada 10 gramas e o light tem 37 calorias a cada 10 gramas.

8 – Tome um copo de água quente em jejum
É o mesmo mito de que beber bastante água emagrece. Água quente em jejum e emagrecimento não tem nenhuma ligação.

9 – Beber líquido durante as refeições engorda
Pelo contrário, uma quantidade de até 100ml de liquido durante as refeições ajuda o processo digestivo.

10 – Comer entre as refeições me fará ganhar peso
Na verdade comer lanches saudáveis durantes as refeições é a forma ideal para perder peso. Você estará mais saciado na próxima refeição e seu metabolismo funcionará de forma mais equilibrada.