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Rondonópolis/MT,

Como saciar a fome típica do inverno sem engordar

Além de mudanças drásticas nos termômetros, os dias mais frios também provocam alterações no apetite e, se você sente mais fome no inverno, saiba que não está sozinha e que o processo é natural. Na estação gélida, o corpo precisa gastar mais energia para se manter aquecido e, consequentemente, exige uma quantidade maior de alimentos para repor o estoque.

Nos dias frios ainda aumenta a vontade de comer carboidratos, que são a principal fonte energética do organismo e, por isso, o ganho de peso acontece mais facilmente. Para driblar o problema e saciar a fome típica do inferno, confira algumas dicas que ajudam a passar pela estação sem engordar:

1. Sopas e caldos não podem faltar no inverno. Consistentes e nutritivas, elas garantem sensação de saciedade, mantêm o corpo aquecido e turbinam o sistema imunológico, fator bastante importante para evitar doenças típicas dos dias frios.

2. Aposte em bebidas quentes para manter o corpo aquecido sem atrapalhar a dieta. Chás de ervas ou leite com cacau e canela esquentam e são nutritivos.

3. Coma mais sementes e oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas entre as refeições e para driblar a fome fora de hora.

4. Invista em temperos como coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre, cebola e canela. Com propriedades termogênicas, capazes de aumentar o gasto calórico e auxiliar na queima de gordura, os alimentos combinam com os dias frios e com uma dieta equilibrada.

5. Não deixe de consumir fibras, que aumentam a sensação de saciedade, reduzindo o apetite fora de hora. Você pode variar apostando em grãos, frutas com casca, legumes e folhas.

6. No inverno é comum sentirmos menos sede, mas ingestão de água é essencial para o bom funcionamento do organismo e para a dieta. Muitas vezes, a desidratação é confundida pelo cérebro como fome, o que faz você querer comer mesmo estando saciada.

7. Preste mais atenção nas refeições e evite comer rapidamente. Você precisa dar tempo para o seu estômago sinalizar ao seu cérebro que você está satisfeita. Portanto, mastigue bem cada alimento e, quando terminar o prato, espere cerca de 20 minutos para decidir se você realmente quer repetir.

Fonte: Bolsademulher por Paulo Nobuo