3 efeitos indesejáveis da perda de peso rápida. Fique de olho!

Perder peso rápido parece o sonho de muitas pessoas, porém, nem sempre essa estratégia traz apenas benefícios e vantagens para o corpo como um todo. Seja por questões estéticas ou de saúde, com certeza você já pensou em adotar uma rotina de exercícios, mudar a alimentação e perder aqueles quilinhos que parecem feitos para te incomodar.

Conseguir o corpo que você sempre sonhou tem as suas vantagens, claro, mas perder peso também pode ser complicado e ter alguns pontos baixos que são importantes ressaltar:

1.Você pode ficar com pele ‘extra’
Quando você perde muito peso – e estamos falando aqui de mais de 20 quilos, por exemplo – de forma muito rápida, é comum a pele não acompanhar o novo corpo. A pele precisa de um tempo para se adaptar à nova forma e acompanhar as novas medidas, mas quando a perda é muito rápida, ela pode ficar flácida e ‘sobrando’. Esse efeito pode ser ainda pior se você fuma, se perdeu o peso já com uma idade mais avançada ou se tem o costume de passar muito tempo exposta ao sol. Por isso, nesses casos a cirurgia plástica é extremamente comum, pois pode ser a única forma de acabar com esse excesso.

2.Você pode sofrer de depressão
Pode parecer contraditório, afinal, se você chegou no seu peso ideal, porque ficaria depressiva? Porém, segundo a Marie Claire norte-americana, existem estudos que comprovam que pessoas que perderem uma quantidade considerável de peso em pouco tempo tem mais chances de desenvolverem uma depressão do que aquelas que perderam menos peso, de forma mais vagarosa. E faz sentido: quando a meta é perder peso, em grandes quantidades e rápido, o foco é totalmente voltado para isso e a sensação de vazio pode aparecer quando o objetivo for alcançado. 

3.Você vai perder músculo
A gordura não é a única coisa que você perde quando faz uma mudança drástica no peso: os músculos vão embora também. Normalmente, quando você faz dietas muito extremas (pense em restrições altas de ingestão de calorias diárias), é comum o peso do músculo também diminuir. A ‘massa magra’, como esse peso é chamado, porém, é benéfica para o corpo humano e o ideal é que ela seja superior ao nível de gordura no organismo.
A verdade é que não existe um segredo para resolver uma questão de peso do dia para a noite. O melhor a fazer é sempre ir pelo caminho tradicional: consultar especialistas para saber qual a melhor dieta para você e não recorrer à extremos apenas para chegar em um número que você considera ideal na balança. A saúde é sempre o mais importante e, dessa forma, você evita sofrer também dessas consequências.

Fonte: MarieClaire