Rondonópolis/MT,

10 filmes investigativos que vão despertar seu Sherlock Holmes interior

Poucas sensações são mais satisfatórias do que terminar um quebra-cabeças e ver a última peça se encaixar perfeitamente. Com filmes, também é assim e é por isso que gostamos tanto de assistir a bons suspenses policiais, com investigações cheias de pontos de vistas e peças que, pouco a pouco, vão dando sentido à história e ajudando a resolver um crime ou um desaparecimento.

De David Fincher a Hitchcock, confira os melhores filmes com crimes e investigações.

Los Angeles, Cidade Proibida
No submundo da Los Angeles dos anos 50, três policiais muito diferentes buscam a verdade: Ed Exley (Guy Pearce) é o garoto de ouro do departamento e está disposto a quase tudo para crescer na carreira; Bud White (Russell Crowe) prefere quebrar as regras e seguir seus instintos (por vezes violentos) em nome da justiça; e Jack Vincennes (Kevin Spacey) não se importa tanto com o “certo” e o “errado”, sempre de olho nas celebridades e na vida fácil, mas eventualmente precisa fazer as pazes com sua consciência.

Chinatown
Jack Nicholson interpreta um detetive particular contratado para flagrar uma suspeita de adultério. Durante a investigação, porém, outros fatos vão se revelando e ele se vê no meio de uma intriga muito maior do que poderia imaginar. 

Insônia
Al Pacino vive um detetive de caráter ambíguo neste suspense de Christopher Nolan. Ele é enviado a uma cidadezinha no Alaska para investigar o assassinato de uma adolescente, mas acidentalmente atira em seu parceiro. Atormentado pela culpa e pela insônia, ele tenta concluir o caso, enquanto se esquiva de uma investigadora local.

O Segredo dos Seus Olhos
Ricardo Darín interpreta Benjamin, um advogado aposentado que decide escrever suas memórias na tentativa de encontrar uma conclusão para um caso mal resolvido do passado. Na época, ele investigava o estupro e o assassinato de uma mulher, cujo principal suspeito acabou escapando de suas mãos.

Os Suspeitos
Duas crianças desaparecem sem deixar vestígios, e a única pista é uma caminhonete estacionada no local. Enquanto a polícia persegue múltiplas pistas e deixa escapar seu principal suspeito, o pai de uma das meninas decide fazer justiça com as próprias mãos.

O 3º Homem
Estrelado por Orson Welles, “O 3º Homem” conta a história de um escritor que chega a Viena logo após a Guerra, onde a escassez de suprimentos fez florescer o mercado negro. Um antigo colega, Harry Lime, lhe oferecera um emprego lá, mas, ao desembarcar, ele descobre que Lime está morto.

Zodíaco
Detetives e repórteres se unem na caçada a um serial killer que provoca a polícia com cartas e mensagens cheias de símbolos. O filme é livremente baseado num caso real, ocorrido nos anos 70, e acompanha um cartunista que trabalha no jornal de São Francisco e se torna obcecado pelo mistério.

Millenium: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres
Adaptação do primeiro livro da série “Millenium”, de Stieg Larsson, “Os Homens Que Não Amavam As Mulheres” acompanha a investigação do jornalista Michael Blomkvist sobre o desaparecimento de uma mulher, com a ajuda da hacker Lisbeth Salander.

Janela Indiscreta
Não é à toa que Hitchcock é conhecido como o mestre do suspense no cinema. Seus filmes estabeleceram as regras para o gênero e se tornaram obras eternas, que até hoje deixam o espectador com as unhas cravadas no sofá. Em “Janela Indiscreta”, um jornalista com a perna enfaixada passa as tardes observando o prédio vizinho, até que testemunha o que lhe parece ser um assassinato.

Garota Exemplar
Baseado no livro de Gillian Flynn, que também assina o roteiro, “Garota Exemplar” acompanha o misterioso desaparecimento de uma mulher, e o escândalo que se segue quando começam a suspeitar que seu marido foi o responsável.

Fonte: Guiadasemana

Foto: O 3º Homem (The Third Man, Carol Reed, Reino Unido, 1949) – com Orson Welles (Foto: Divulgação)