Tudo o que você precisa saber sobre esfoliação capilar

Com certeza você já ouviu falar de esfoliante facial, mas não de esfoliante capilar. A princípio, você pode achar que esse é um produto de beleza dispensável, porém ele pode deixar seu cabelo com uma aparência incrível e ajudar (muito!) a manter seu couro cabeludo saudável.

Apesar de você pensar que está limpando sua raiz quando lava o cabelo, sua massagem rápida com o shampoo não está fazendo uma superlimpeza no seu couro cabeludo, principalmente se seu fio é grosso ou cacheado.

Quando suor, óleo e produtos que vão desde shampoo seco até itens para estilizar se juntam no couro cabeludo formam uma barreira de bloqueio de folículos, o que pode irritar o couro e causar vários problemas, como atrapalhar o crescimento dos fios, oleosidade em excesso e coceira.

O que é?
Trata-se de uma limpeza do couro cabeludo que elimina impurezas, oleosidade e resíduos. “Age até na poeira que se instala nos fios”, explica o cabeleireiro Elias Correa, do salão Elias Coiffeur.

Quem deve fazer?
Pessoas com queda de cabelo, quem tem fios crespos e couro cabeludo oleoso, com caspa ou seborreia. “É aconselhável ainda para quem abusa de leave-in cremoso, reparador de pontas e spray para fixar”, avalia Claudia Pavlich, cabeleireira da Maison Vitalícia (RJ). Costuma tingir? Considere fazer a esfoliação,pois “esta química sempre mancha o couro cabeludo”, diz a cabeleireira Fabiana Gelard, do Instituto de Beleza Ilha Mar.

Como usar?
Até duas vezes por semana, aplique no couro úmido, massageando bem a cabeça por alguns minutos. Siga também a orientação de cada produto.

Haja benefícios!

1. Fios de Rapunzel
“A esfoliação desintoxica a cabeça e melhora a circulação de nutrientes no couro cabeludo, podendo resultar, sim, num crescimento maior e mais saudável”, diz Patrícia Hufnagel Toscani, engenheira química da Ponto 9 Cosméticos.

2. Cabelo forte e saudável
“A massagem no couro durante a aplicação irá mantê-lo saudável e desobstruirá os poros, fazendo com que os fios cresçam mais fortes e saudáveis”, garante Ademir Jr., dermatologista especialista em tricologia.

3. Madeixas hidratadas
Como você limpa toda a região capilar, consegue prepará-la para absorver melhor os nutrientes que virão em seguida. “Por isso, vale a pena fazer uma hidratação com máscara após a esfoliação”, sugere Patrícia. “Os fios ficam mais alinhados e a penetração do produto, consequentemente, é maior”, garante ela.

4. Oleosidade reduzida
Toda impureza do couro vai embora pelo ralo e a raiz ganha um aspecto menos oleoso.

Esfoliante de emergência
O especialista Ademir Jr. ensina uma receita simples e eficaz para você fazer hoje mesmo
Você deve misturar uma colher (sopa) de açúcar com uma colher (sopa) de iogurte natural. Aplique no couro cabeludo úmido, massageando por dois minutos. Em seguida, lave o cabelo normalmente.

Algumas opções no mercado são da Alpha Line (R$ 25); o esfoliante pré-shampoo da Éh (15,60); o shampoo peeling hair da Ox; e o shampoo esfoliante peeling hair da Vitaderm (R$ 35). A Kiehl's também tem uma opção, o Deep Micro-Exfoliating Scalp Treatment, porém não está disponível no Brasil.