Tisana: a bebida que emagrece naturalmente

Depois dos chás emagrecedores, é a vez da tisana conquistar os adeptos das dietas. Diferente do primeiro tipo, a tisana é uma infusão que inclui, além de ervas, outros substratos de vegetais medicinais, como cascas, flores e sementes que não possuem cafeína entre seus nutrientes.

Como emagrecer com tisana?

Boas opções de tisanas para emagrecer levam ingredientes com efeitos diuréticos e desintoxicantes, como camomila, capim santo, gengibre, cúrcuma, canela, cardamomo, ginseng, cascas e frutos cítricos, além de folhas escuras e proteicas ricas em antioxidantes, como as de amora, abacate e ora-pro-nóbis. 

O segredo para usufruir de seus benefícios está em sempre combinar dois ingredientes, ação que, através do líquido e da presença de vegetais, reforça o poder de desintoxicação do organismo e estimula o bom funcionamento do fígado e do intestino.
Além dos benefícios propiciados pelos substratos utilizados, a bebida é uma ótima maneira de passar a consumir líquido com mais frequência e prazer, já que você pode escolher os sabores e aromas que mais gosta.

CUIDADO!
Adquira as ervas em lojas especializadas. Elas garantem o manuseio e o armazenamento corretos. Outra coisa: se utilizadas sem orientação, as plantas podem causar reações adversas e até modificar a ação de outros medicamentos. “A tisana deve ser recomendada por um especialista e não autoprescrita. No entanto, caso queira tomá-la sem ir até um médico, informe-se para não correr riscos", alerta Vanderli. Grávidas, pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão devem buscar um especialista antes do consumo.

Tisanas que auxiliam no emagrecimento

Precisa secar? Confira as receitas infalíveis para ajudá-la nessa missão

COMO INGERIR
O ideal é tomar de três a quatro xícaras (chá) por dia, durante, no máximo, três dias. Após esse tempo, mude a combinação para o organismo não se acostumar e evitar qualquer risco de uma possível intoxicação. Recomendação: como a tisana perde suas propriedades de um dia para o outro, faça apenas a quantidade que você vai consumir no dia. Assim, não correrá o risco da sua infusão deixar de promover os efeitos esperados.

TISANA TERMOGÊNICA
-Queima a gordura O metabolismo trabalha mais rápido, aumentando a queima de calorias e, logo, de gordura. A laranja amarga quebra a molécula de gordura já acumulada no organismo, além de reduzir o colesterol.
- Ingredientes
1 col. (sopa) de hibisco
3 cm de gengibre
1 pedaço de canela em rama (3 cm)
1 col. (sopa) de laranja amarga

TISANA DETOX
-Faxina interna Desintoxicante, elimina pela urina as toxinas e gorduras que sobram do processo metabólico. Elas atrapalham o funcionamento do organismo porque, em excesso, provocam inflamações que emperram a perda de peso. Também melhora as funções intestinais.
- Ingredientes
1 col. (sopa) de dente-de-leão
1 col. (sopa) de carqueja
1 col. (sopa) de erva-doce

TISANA DIURÉTICA
-Xô, inchaço! Essa combinação de ervas favorece o trabalho dos rins na filtragem da linfa, que é o líquido responsável por despejar as impurezas do corpo. Sendo assim, drenam o excesso de água e ajudam a varrer para fora do organismo as toxinas que acumulam peso.
- Ingredientes
1 col. (sopa) de cavalinha
1 col. (sopa) de quebra-pedra
1 col. (sopa) de centelha asiática

TISANA DIGESTIVA
-Trânsito livre Trata-se de uma combinação de ervas capaz de melhorar a digestão dos alimentos, evitando que eles fiquem parados nas paredes do intestino e acumulem toxinas. Desta forma, diminui-se os riscos de inflamações no organismo e o acúmulo de peso também.
- Ingredientes
1 col. (sopa) de camomila
1 col. (sopa) de hortelã
1 col. (sopa) de espinheira-santa

TISANA ANTI-INSÔNIA
-Durma bem! Com efeito calmante, age diretamente no nosso sistema nervoso, diminuindo as tensões nervosas e musculares. Como dormir bem também emagrece, elas ajudam a eliminar e a despachar os quilinhos extras para longe.
- Ingredientes
1 col. (sopa) de casca de maracujá
1 col. (sopa) de capim-cidreira
1 col. (sopa) de camomila


Fonte: VIX, Vivamais