12 dicas para fixar a cor e evitar que o cabelo desbote

Um dos principais inimigos do cabelo tingido é o sol, que desbota a cor obtida. A recomendação, já que é impossível não expor os cabelos à radiação, é aplicar diariamente um creme sem enxágue que contenha filtro solar. A seguir, veja outros 13 conselhos práticos e eficientes para evitar o desbotamento dos cabelos coloridos.

Cabelo tingido: dicas para não desbotar

1. Antes de colorir, use um xampu antirresíduo. O cabelo tem que estar bem natural, mas não pode apresentar impurezas visíveis. Muita oleosidade nos fios pode atrapalhar na fixação da cor, assim como o excesso de produtos, que podem impedir a fixação das moléculas de corante.

2. Depois de tingidos os fios, trocar todo o arsenal de cosméticos para cabelos é essencial. Os shampoos e condicionadores devem ser específicos para cabelos coloridos. Esses produtos intensificam a cor e ainda combatem o ressecamento causado pela química.

3. Depois de tingir os fios, evite lavá-los por três dias para que a cor fixe bem.

4. Também considere lavar o cabelo menos vezes por semana e usar água fria - a água quente abre as escamas e, assim, a cor sai com mais facilidade.

5. Cabelos precisam de cuidados com o sol, piscina e água do mar tanto quanto a pele. Quando for à piscina ou tomar sol, aplique produtos com proteção solar que evitam ressecamento e queimaduras.

6. A atenção com a quantidade de cloro na água também é fundamental. Piscinas com muito cloro podem alterar a cor dos fios. Se você sentir o cheiro do produto, é ideal ficar por menos tempo na água.

7. A água salgada tende a ressecar os fios. Ao eliminar parte da umidade da estrutura capilar, o sal também dificulta a fixação da tintura nos cabelos.

8. Evite modeladores que utilizam calor, pois são particularmente prejudiciais para os cabelos tingidos. Secadores, babyliss e chapinha em cabelos coloridos aumentam consideravelmente a tendência de desbotar porque a temperatura dilata a cutícula dos fios.

9. A grande dificuldade ao usar chapinha é controlar a temperatura. Para não danificar a estrutura capilar, use esses tipos de aparelhos em uma temperatura não muito alta. No caso dos tingidos, no máximo 140º C.

10. Dê preferência para cosméticos sem sal e sulfatos e sempre aplique soluções de proteção solar e térmica. Além disso, faça hidratações semanais para retardar o desbotamento ou use tonalizante de aplicação rápida que não altera a cor, apenas para realçar o tom e as mechas já existentes.

11. A exposição a outros procedimentos químicos como alisamento, permanente e escova progressiva também pode provocar uma saturação dos fios tingidos, fazendo com que eles fiquem mais vulneráveis ao desbotamento após tanta química.

12. Produto bastante usado para remoção de resíduos químicos no cabelo, esse tipo de shampoo só deve ser adotado esporadicamente ou antes de colorir. De poder altamente detergente, ele tende a eliminar, inclusive, o pigmento dos fios.


Fonte: VIX por CAMILA SILVA