10 filmes para refletir sobre a busca inatingível do corpo perfeito


Confira alguns longas que tratam o assunto de forma discreta e outros que são um verdadeiro tapa na cara. Parece óbvio pensar que qualquer tipo de imposição de um padrão de beleza estereotipado é inaceitável. Entretanto, de forma escancarada ou discreta, somos inseridos e submetidos diariamente a uma realidade que, muitas vezes, está ligada a uma sociedade de consumo desenfreada. Por isso, é importante estar atento(a) aos discursos que fazem parte do nosso dia a dia e no tipo de mídia que consumimos, afinal, muitas vezes as informações são tão sorrateiras que passam despercebidas.

O cinema contribui para criar um espaço de discussão, trazendo questões extremamente importantes, ainda que muitas vezes nas entrelinhas. Pensando nisso, listamos 10 filmes para refletir sobre a ditadura da beleza. Confira:

O Mínimo Pra Viver
Ellen é uma jovem rebelde e anoréxica de 20 anos que, apesar de passar a maior parte da adolescência em diversos programas de reabilitação, continua emagrecendo mais e mais a cada ano. Determinada a encontrar uma solução, sua família disfuncional decide enviá-la a uma comunidade para jovens liderada por um médico pouco convencional. Surpresa com as novas e inusitadas regras do local e encantada com os outros pacientes, Ellen precisa descobrir como confrontar seu vício e gostar de si mesma para conseguir enfrentar seus demônios.

Anorexia - A Ilusão da Beleza
Aos 17 anos, a dançarina Hannah conhece o site Thinspiration, uma comunidade que incentiva a magreza excessiva entre as jovens. Adepta, ela passa parar de comer e aumenta os exercícios físicos. Quando sua família percebe o que está acontecendo, a garota já está dominada pela anorexia. Agora, eles correm contra o tempo para salvar a vida de Hannah.

Corpo Perfeito
Andie Burton é uma ginasta que sonha em ir para as Olimpíadas. Quando tem a oportunidade de treinar com um dos maiores técnicos dos EUA, ela aceita sem hesitar. Mas o técnico debocha de seu tipo físico, e ela se sente pressionada a perder peso.

A Estrada Interior
Vincent é um adolescente que sofre de Síndrome de Tourette. Quando a mãe dele morre, os sintomas da doença pioram. O pai dele fica preocupado com sua própria imagem, por trabalhar no ramo da política, e interna o filho em uma clínica. No local, ele conhece o amigo Alex, vítima de transtorno obsessivo-compulsivo, e a nova namorada, Marie, vítima de anorexia. Juntos, os três fogem do lugar e fazem uma viagem ao mar, na intenção de espalhar as cinzas da mãe de Vincent.

Pequena Miss Sunshine
Olive foi eternizada pela atriz Abigail Breslin no filme Pequena Miss Sunshine, que conta a história de uma garotinha que faz parte de uma família onde cada membro possui problemas particulares e, juntos, formam um núcleo nada convencional. Entretanto, quando Olive é aprovada para participar do concurso de Pequena Miss, todos se unem para ajudá-la a ensaiar e partem em viagem para a Califórnia. 

Linda de Morrer
A cirurgiã plástica Paula aplica em si mesma uma fórmula experimental para eliminar celulites e morre. Com a ajuda de um amigo psicólogo/médium, ela volta à Terra e tenta evitar que a gananciosa sócia coloque o nocivo produto no mercado.

O Amor é Cego
Hal é um homem que segue à risca o conselho de seu pai e apenas se interessa por mulheres que tenham um físico perfeito. Mas tudo muda quando ele se encontra com Anthony Robbins, um guru de autoajuda que o hipnotiza e faz com que ele apenas possa visualizar a beleza interior das mulheres. Sem saber que está sob o efeito de hipnose, Hal se apaixona por Rosemary, uma mulher obesa que é vista por ele como se fosse uma verdadeira deusa. Até que, após ser retirado da hipnose por seu amigo Mauricio, passa a ver como Rosemary é de verdade e precisa tomar uma decisão sobre seu relacionamento com ela.

O Diabo Veste Prada
Andrea Sachs é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly, principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.

O Diário da Princesa
Mia é uma garota de 15 anos que vive com sua mãe em Manhattan e repentinamente descobre que seu pai é, na verdade, o Príncipe de Genovia, um pequeno país europeu. Ela recebe a visita de sua avó recém-descoberta, que passa a lhe dar aulas de etiqueta, ensinando-a como deve se portar uma princesa. Para isso, passa por uma transformação, onde uma das principais mudanças é: alisar seu cabelo! Quando se aproxima a data de seu aniversário, ela precisa definir que caminho pretende tomar.

Preciosa
1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai e abusada pela mãe, ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

Fonte: Guiadasemana
Foto: Divulgação/O Mínimo Pra Viver