Rabanada de café com creme inglês

Não é preciso esperar até as festas de final de ano para experimentar uma rabanada, prato típico que só aparece nas mesas brasileiras nesta época. Uma versão de rabanada de café é uma opção para qualquer dia, principalmente com temperaturas mais baixas. Pode, inclusive, ser servida em um lanche da tarde, justamente com um café passado na hora.

Na receita abaixo, o pão utilizado é brioche – mas, você pode trocar por qualquer tipo de pão (mesmo amanhecido) de sua preferência.

Ao contrário das receitas tradicionais, a rabanada de café não é frita em óleo, mas dourada levemente na manteiga clarificada, um tipo mais saudável de gordura que você pode fazer em casa.

O toque de "chá da tarde" ainda é complementado pelo açúcar e a canela em pó, acrescentados durante o preparo. A receita rende 6 rabanadas e pode ser acompanhada por creme inglês – que você também aprende a fazer abaixo – e calda de morango.

Ingredientes

  • 1 brioche no formato de pão de forma
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • ½ xícara (chá) de leite integral
  • ½ xícara de café coado
  • 3 colheres (sopa) de açúcar refinado
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
  • 6 colheres (sopa) de manteiga clarificada para fritar
  • 1 colher (chá) de canela em pó
Modo de fazer

Corte o brioche em seis fatias e coloque em uma assadeira.
Prepare uma mistura de creme de leite, leite, café, 1 colher de açúcar e essência de baunilha. Regue os pães com esse creme. Cubra a assadeira e deixe na geladeira por 1 hora. Na metade do tempo, vire os brioches com muito cuidado.

Com a ajuda de uma escumadeira, tire as rabanadas e deixe escorrer o excesso de calda.
Em uma frigideira, aqueça a manteiga com o açúcar restante e a canela em pó. Frite duas fatias de brioche por vez para dourar uniformemente. Retire com uma escumadeira e deixe em uma travessa. Repita a operação com as fatias restantes. Sirva com o creme inglês e a calda de morango.

Como fazer creme inglês

Ingredientes

1 vagem de baunilha
1 xícara (chá) de leite integral
3 colheres (sopa) de açúcar refinado
3 gemas

Modo de fazer

Abra a baunilha, raspe seu conteúdo e coloque em uma panela. Junte o leite e leve ao fogo. Ao ferver, abaixe o fogo e cozinhe por três minutos. Reserve.

Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar e despeje o leite morno aos poucos. Transfira o preparo para uma panela e cozinhe em fogo baixo, sem parar de mexer, até obter um creme, mas não deixe ferver. Retire do fogo e coe o creme em uma peneira.

*Receita cedida pela marca Melitta


Foto: DIVULGAÇÃO/MELITTA